sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Pilates: malhando o corpo sem musculação



Muita gente já ouviu falar, mas poucos sabem realmente o que é, e quais as vantagens do Pilates. Para começar, é bom saber que o método Pilates tem como base, os princípios criados na década de 20, na Alemanha, por Joseph H. Pilates, que associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.
Com Pilates os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante, obedecendo o método de condicionamento físico criado por Joseph, através dos aparelhos que ele mesmo inventou — estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro — como nos movimentos feitos no chão — técnica conhecida por mat pilates.
O Pilates deixa os corpos fortes, alongados, flexíveis e saudáveis, melhorando a postura e tornando os movimentos elegantes.
É importante ressaltar que Pilates é indicado para todas as idades, é um método de controle muscular que tem a maioria de seus exercícios executados com a pessoa deitada, sendo portanto, uma técnica hoje em dia recomendada e reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral, existindo vários níveis de programa.
O programa básico inclui exercícios que visam fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os de flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo todo.

Vantagens: 

- Barriga mais definida;
- Ótima postura;
-Auto-controle;
-Músculos firmes, fortes e alongados;
- Articulações mais saudáveis;
-Maior capacidade de respiração;
- Maior tolerância ao estresse;

Benefícios:

- Melhora a respiração;
- Melhora a postura;
- Equilíbrio;
- Flexibilidade;
- Mais força;
- Melhora a consciência corporal;
- Alivio de dores;
- Aumenta a resistência muscular;
- Ajuda a prevenir a incontinência urinária;
- Melhora o estresse.